sexta-feira, 20 de junho de 2014

Justiça obriga Fifa a fazer parada técnica para hidratação de jogadores

A Justiça do Trabalho determinou nesta sexta-feira, por meio de liminar, que a Fifa faça paradas técnicas para hidratação dos jogadores que disputam a Copa do Mundo sempre que a temperatura superar os 32 graus Celsius no local da disputa.  Sempre que houver essa condição climática, o juiz da partida deverá fazer a parada aos 30 minutos de cada um dos tempos.

 A decisão foi proferida pelo juiz Rogério Neiva Pinheiro, da 1ª Vara do Trabalho do Distrito Federal. A multa pelo descumprimento é de R$ 200 mil por dia. A Fifa pode recorrer da decisão.

O juiz atendeu um pedido feito pelo Ministério Publico do Trabalho (MPT). O órgão alegou que, antes do início da Copa, a Fifa se comprometeu a seguir a recomendação de paralisar os jogos quando temperatura estivesse elevada e permitir que os jogadores pudessem se hidratar.  No entanto, segundo o MPT, a entidade informou que já respondia a uma ação de responsabilidade impetrada pela Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) e não iria seguir as recomendações.

Segundo o juiz, a decisão liminar é necessária para garantir que a Fifa cumpra a obrigatoriedade das paradas técnicas imediatamente. "Entendo que obrigar a Fifa a cumprir a norma que esta própria estabeleceu não pode ser considerada medida capaz de comprometer o bom andamento da competição. Por outro lado, impor tal procedimento, com eficácia de medida judicial e sanções para o descumprimento decorrente, faz com que se assegure a observância de todos os preceitos jurídicos de tutela à saúde no trabalho", argumentou Pinheiro na decisão.

Polícia elucida dois arrombamentos a agências dos Correios

Dois arrombamentos a agências dos Correios em Praia Grande foram elucidados por policiais do 1º DP. Gillian da Silva Prado, de 29 anos, e Paulo Rogério Rodrigues da Silva, de 32 anos, são os acusados dos furtos. O primeiro está preso e o segundo permanece foragido.

Os crimes foram cometidos durante a madrugada, em bairros diferentes, mas de modo idêntico. “A dupla engatou a marcha a ré de automóveis para estourar as portas de aço das agências e depois invadi-las”, conta o investigador Ricardo Mendes.

O primeiro arrombamento aconteceu no último dia 9, na agência da Avenida Presidente Kennedy, 1.063, no Boqueirão. Nessa investida, os acusados utilizaram um Honda Civic, achado abandonado na mesma data em frente ao Cemitério Morada da Grande Planície, na Vila Antártica.

Quatro dias depois, os acusados arrombaram a agência localizada na Rua Primeiro de Maio, 588, na Vila Mirim. Eles fugiram levando 20 caixas de encomendas em um Ford Ka, mas o carro e o produto do furto foram apreendidos por guardas municipais.

Gillian dirigia o carro e foi preso em flagrante, mas não revelou o nome do comparsa, que conseguiu desembarcar a tempo do automóvel e se embrenhou em um matagal.

A partir dessa captura, policiais do 1º DP de Praia Grande esclareceram que Gillian também está envolvido no furto da agência do Boqueirão e contou em ambos os delitos com a parceria de Paulo Rogério, cuja prisão preventiva será requerida à Justiça pelo delegado Luiz Evandro de Souza Medeiros.

Segundo o investigador Mendes, o Honda Civic e o Ford Ka não possuem queixa de furto ou roubo e estão apreendidos para ter a procedência apurada. Os carros apresentam danos no para-choque compatíveis com os estragos constatados nas portas das agências dos Correios.

Uso irregular de vaga para deficiente pode virar infração grave

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira projeto que torna infração de trânsito grave o estacionamento irregular em vagas destinadas a pessoas com deficiência e idosos.

Pela matéria, veículos que estacionarem nesses locais estarão sujeitos, além da multa, à remoção ao depósito de automóveis apreendidos.

De autoria do ex-deputado Paulo Rocha (PA), o projeto já havia sido aprovado pela Câmara, mas sofreu modificações do Senado e teve que retornar para nova apreciação. Enquanto deputados haviam aprovado infração gravíssima, senadores tornaram a infração de natureza grave. Atualmente, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a multa é de natureza leve. 

Instituto Neymar Jr., em Praia Grande, começa a receber currículos


Esse processo seletivo será dividido em três etapas. A primeira é a formação do banco de currículos, o que estamos fazendo agora. Depois, teremos a triagem e, por último, as entrevistas. Uma vez escolhidas, essas pessoas serão trazidas para uma imersão no projeto, para entender o propósito do instituto. Só depois é que vai começar o atendimento com a criançada”, explica Altamiro Lopes Bezerra, diretor financeiro do Instituto Neymar Jr.

A previsão é que essa fase de contratações aconteça ainda no mês de julho para que, já em agosto, o projeto comece a atender as mais de 2,3 mil crianças – e indiretamente suas famílias, totalizando um público-alvo estimado em 10 mil pessoas.

Serão atendidas, principalmente, crianças da Vila Sônia, uma vez que o projeto prevê como exigência que os inscritos morem em um raio de no máximo um quilômetro de distância do instituto.

Outro critério é que só serão aceitos aqueles cuja renda familiar per capita não ultrapasse R$ 140,00. Uma vez inseridos nos projetos, as crianças e adolescentes deverão ter uma frequência escolar mínima de 90% das aulas.N/A
Espaço, que abrirá as portas em agosto, atenderá 2,3 mil crianças e indiretamente suas famílias

terça-feira, 17 de junho de 2014

Brasil para na marcação mexicana, empata sem gols e torcida vaia time

Era sabido que o México tem uma proposta de jogo mais solta do que a Croácia. Mais sabido ainda, dada  a proximidade geográfica e a sequência de duelos, era que os mexicanos conhecem bem o futebol brasileiro. Só que havia algo que não era esperado: a dificuldade de passar pela marcação dos mexicanos e o pior: por vários momentos ver a possibilidade do adversário marcar seu gol.

Diante disso, o empate por 0 a 0 entre Brasil e México, na tarde desta terça-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza, não é considerado como o mais desastroso dos resultados. Longe do ideal para o time que joga a Copa do Mundo diante de sua torcida. Mais próximo desse mesmo ideal se for levado em consideração tudo o que aconteceu em 90 minutos.

Os dois times chegam aos quatro pontos no Grupo A da competição e o Brasil só mantém a liderança por ter melhor saldo de gols (2 a 1). De qualquer maneira, nenhuma das seleções será ultrapassada por Croácia e Camarões, que se enfrentam nesta quarta-feira. Mesmo que haja um vencedor nesse duelo, esse time chegará aos três pontos. A Seleção deixou o gramado sob vaias.

Luiz Felipe Scolari manteve o mistério até a divulgação da escalação oficial. Quando os nomes saíram, estava confirmada a presença de Ramires na vaga de Hulk, poupado por causa de dores no músculo posterior da coxa. Havia a possibilidade de Willian começar como titular.

O ambiente estava todo preparado muito antes da bola começar a rolar. O torcedor brasileiro presente na Arena Castelão abraçou a ideia de cantar o Hino Nacional abraçado e, principalmente, de cantar à capela a primeira parte da música e não somente o trecho editado, aquele que cabe nos 90 segundos determinados pela Fifa para a execução dos hinos no protocolo de entrada das equipes. A iniciativa do torcedor levou Neymar às lágrimas.

Só que quando o árbitro turco Cüneyt Cakir autorizou o início da partida, a Seleção Brasileira encontrou um adversário disposto a fechar todos os possíveis espaços e tentar encaixar um contra-ataque. O Brasil manteve a proposta de explorar os talentos individuais e quase sempre era paradao por uma forte marcação mexicana, que não tinha medo de abusar das faltas. Ficou muito difícil para o time brasileiro superar o bloqueio imposto pelos adversários.

Não bastasse, o goleiro mexicano Ochoa mostrou as razões de ter vencido a disputa pela titularidade. Conhecido desde os tempos em que defendia o América do México (e em 2008 ajudou a eliminar o Santos da Copa Libertadores da América), ele evitou o gol brasileiro na melhor oportunidade do primeiro tempo. Daniel Alves cruzou e Neymar cabeceou à queima-roupa. Ochoa espalmou em cima da linha.
N/AN/AO treinador brasileiro reconheceu a necessidade de dar mais velocidade ao time e promoveu a entrada de Bernard no lugar de Ramires no segundo tempo. Além disso o substituto de Hulk havia levado um cartão amarelo no final da primeira etapa. Só que o México já vinha enxergando desde o primeiro tempo a possibilidade de conseguir seu gol com chutes de longa distância. Já havia demonstrado essa tendência com José Vázquez, no primeiro tempo. Nos primeiros 10 minutos da segunda etapa Guardado, Herrera, além do próprio Vásquez arriscaram os arremates e deram sustos imensos em Julio Cesar.

Com Fred em atuação apagada e precisando de uma nova tática sem um centroavante que jogue de costas para o gol, fazendo o pivô, caso do titular, Felipão trocou o camisa 9 por Jô. Fred deixou o campo vaiado. Aos 38 minutos o treinador decidiu colocar Willian na vaga de Oscar. Do lado mexicano, Chichatito Hernández entrou no lugar de Peralta, mas estava inoperante.

Foi aos 40 que Neymar, em cobrança de falta, levantou a bola na área e Thiago Silva cabeceou forte para mais uma grande defesa de Ochoa. Foi a última grande oportunidade da partida, encerrada com as vaias da maior parte da torcida.

BRASIL 0 X 0 MÉXICO

Data: 17/06/2013

Horário: 16 horas

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Público: 60.300 pagantes

Cartões amarelos: Ramires e Thiago Silva (Brasil); Aguilar e José Vázquez (México)

Árbitro: Cüneyt Cakir (Turquia)

BRASIL

Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires (Bernard) e Oscar (Willian); Neymar e Fred (Jô)

Técnico: Luiz Felipe Scolari

MÉXICO

Ochoa; Maza Rodríguez, Rafa Márquez e Héctor Moreno; Aguilar, José Vázquez, Herrera (Fabian), Guardado e Layún; Giovani dos Santos (Jimenez) e Oribe Peralta (Javier Hernández)
BRASIL X MÉXICO (12) - 17/06/2014

Secretaria de Comércio fiscaliza agências bancárias de São Vicente

Com o objetivo de verificar se os bancos estão cumprindo as leis regulamentadas para o atendimento aos clientes, a Prefeitura de São Vicente realiza até o próximo dia 1º uma fiscalização em todas as agências da Cidade. A inspeção será realizada pela Secretaria de Comércio, em cumprimento à Lei 1.600-A.

Durante a fiscalização, a Secretaria verificará se os bancos estão cumprindo a lei que trata do tempo de espera nas filas e se no verso da senha a mensagem está disponibilizada, conforme determina o Decreto 2172-A regulamentador, sobre o tempo máximo de espera. Caso contrário, a agência será multada. O valor diário é de 50% da taxa de funcionamento paga anualmente.

A fiscalização também vai conferir o cumprimento da Lei 3157-A. A legislação determina que os bancos ofereçam um exemplar do Estatuto do Idoso para consulta. O descumprimento prevê uma notificação de advertência. A agência terá 15 dias para solucionar o problema, sob pena de multa de R$1.500,00 após o período.
N/A

Selecionados no ProUni têm até 24 de junho para comprovar informações

Candidatos selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até 24 de junho para comprovar as informações prestadas na inscrição nas instituições de ensino onde as bolsas são oferecidas.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior com cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral; para a parcial, renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Os professores dos quadros permanentes das redes públicas estaduais e municipais, em efetivo exercício do magistério, que concorram a bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior estão dispensados de comprovar renda.

Criado em 2004 pelo governo federal, o programa é dirigido a estudantes egressos do Ensino Médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.

Nesta edição do ProUni foram ofertadas 115.101 bolsas, para as quais foram recebidas 653.992 inscrições.  
N/A

No feriado prolongado, travessias litorâneas devem receber mais de 228 mil veículos

O feriado prolongado de Corpus Christi promete ser movimentado nas travessias litorâneas da Baixada Santista. De acordo com informações da Dersa, de 18 a 22 de junho, são esperados 228.939 veículos.  

Serão 20 embarcações disponíveis para atender aos usuários das seis ligações entre Santos e Guarujá, Guarujá e Bertioga, São Sebastião e Ilhabela, Cananéia e Ilha Comprida, Cananéia e Continente e Iguape e Juréia.

Durante o feriado, a travessia Santos/Guarujá deverá receber a maior demanda. Mais de 173 mil veículos passarão pela travessia entre as duas cidades. No Município, sete embarcações estarão disponíveis para atender aos usuários.

N/AJá na travessia Guarujá/Bertioga a operação será feita por duas embarcações para atender aos 12.099 veículos.

A travessia São Sebastião/Ilhabela deve receber 31.548 veículos neste período e operará com seis embarcações.


No Litoral Sul, são esperados 5.281 veículos na travessia Iguape/Juréia, que utilizarão duas balsas. Na ligação entre Cananéia e o Continente uma embarcação deve transportar 2.467 veículos ao longo do feriado. Em Cananeia/Ilha Comprida, que dispõe de duas balsas e uma lancha para pedestres (que operará no sábado e domingo), são esperados 4.139 veículos.

Excepcionalmente no feriado, as travessias entre Cananeia e Continente e Cananeia e Ilha Comprida irão funcionar 24 horas para melhor atender aos turistas e moradores da região.

sábado, 29 de março de 2014

As 19 Cidades que todos deveriam conhecer antes de morrer

1) Burano, Itália

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Quora
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: William Carr

2) Oia Village, Santorini, Grécia

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: paulshark no iStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Freeartist no iStock

3) Colmar, França

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: StevanZZ no iStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: irisphoto2 no iStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Razvan no iStock

4) Tasiilaq, Groenlândia

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.

5) Savannah, Georgia, EUA

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: trinum no iStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: DWalker44 no iStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: KAdams66 no iStock

6) Newport, Rhode Island, EUA

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Albert Pego no iStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Stuart Monk no iStock

7) Juzcar, Espanha

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: BigKnell no ShutterStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.

8) Český Krumlov, República Checa

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Vladimir_M no iStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.

9) Wengen, Suíça

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: SergiyN no iStock

10) Giethoorn, Holanda

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: BornaMir
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: eurotravel no iStock

11) Alberobello, Itália

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Jennifer Barrow no iStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: danielemorra no iStock

12) Bibury, Inglaterra

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Gordon Bell
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.

13) Eze, Riviera Francesa

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Yan Wang no iStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Purestock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: gianliguori no iStock

14) Old San Juan, Porto Rico

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Doug_Rice no iStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: avresa no iStock

15) Key West, Florida, EUA

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Maciej Maksymowicz no iStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Maisna
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Rauluminate no iStock

16) Shirakawa, Japão

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Rufous52 no iStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: del.Monaco

17) Yvoire, França

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.

18) Split, Croácia

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Witold Ryka no iStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: antony84 no iStock
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: anshar73 no iStock

19) Hallstatt, Áustria

Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Bem vindo às 19 cidades mais encantadoras para você conhecer antes de morrer. Acredite, elas existem.
Foto: Vladimir Khirman no iStock