terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Baixada Santista tem mais uma escola inserida no modelo de tempo integral

N/AAlém de um calendário modificado, devido à Copa do Mundo, a volta às aulas na Baixada Santista tem outra novidade: mais uma escola inserida no Modelo de Tempo Integral. A instituição é a Profª Gracinda Maria Ferreira, na Vila São Jorge em Santos. No total, cinco fazem parte do programa, a Antonio Ablas Filho, em Santos, a Profº Enio Vilas Boas e Profª Zulmira de Almeida Lambert, ambas em São Vicente, e a Augusto Paes de Avila Reverendo, em Praia Grande. Juntas, elas atendem 1,4 mil estudantes em período ampliado. Em todo o Estado de São Paulo, já são 182 unidades, com 55 mil alunos. 
A modalidade, considerada inovadora,  oferece disciplinas eletivas, estrutura com laboratórios e conta com professores que recebem gratificação de 75% sobre o salário-base por causa da dedicação exclusiva. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, o programa está em processo de expansão. Entre 2013 e 2014, o número de unidades escolares já quase triplicou, passando de 69 para as atuais 182 (aumento de 2,6 vezes). A meta da Secretaria de Educação é chegar em 2015 com 300 escolas do modelo, atendendo alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e também do Ensino Médio.
Para isso, as 91 diretorias de ensino do Estado já começaram a cadastrar as unidades escolares que desejam participar.  A inscrição deve ser feita pela diretoria até o dia 30 de março, por meio do GDAE, o sistema online para a organização da rede estadual de ensino (informações no www.educacao.sp.gov.br). Depois do parecer favorável, a segunda fase do processo é a adesão do Conselho de Escola, em que a comunidade, professores, alunos e funcionários são consultados. Estas duas etapas são fundamentais para a integração da escola ao programa.
"Além de expandir o modelo de sucesso, também estamos ampliando o alcance de formação dos nossos jovens. Por meio de uma parceria com o Sebrae-SP, vamos capacitar 150 professores do Ensino Médio que atuam nestas escolas para que lecionem aulas eletivas de empreendedorismo", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
 
Além destas unidades, outros programas ampliam a permanência dos estudantes nas escolas estaduais paulistas. Há o Vence - que oferece ensino regular simultaneamente ao técnico - e também os Centros de Ensino de Línguas (CELs) em que são ministradas aulas de idiomas no contraturno das classes, por exemplo. Todos estes programas juntos chegam em 2014 com mais de 290 mil estudantes atendidos.
 
Trote do Bem
 
Para receber os alunos inseridos no tempo integral, a Secretaria da Educação preparou uma programação especial. Será uma semana de atividades de acolhimento conhecidas como Trote do Bem.
 
A apresentação do projeto de vida é uma das missões do Trote do Bem. A recepção dos novos alunos é organizada pelos veteranos com atividades como gincanas e jogos que ajudam os novatos a elaborarem o que querem alcançar no futuro. O cronograma é definido por cada escola e informado aos pais e aos alunos. Para isso, durante o último bimestre de 2013, a Secretaria capacitou 1.600 jovens já frequentadores das escolas para que sejam os tutores das novas turmas.
 
Esta dinâmica das escolas com o Novo Modelo de Tempo Integral tem repercussão positiva no aprendizado. Em leitura e interpretação de texto, por exemplo, os alunos do Ensino Médio da primeira, segunda e terceira série  apresentaram aumento de rendimento de 29,5%, 35,5% e 81%, respectivamente. Já em Matemática, os crescimentos nos índices foram de 38,9%, 71% e 38,9%, de acordo com levantamento feito pela Secretaria.

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