Ainda não é possível comemorar, mas em breve os moradores da Baixada Santista terão uma trégua no forte calor que atinge a região desde o final de 2013. Se em São Paulo, as chuvas isoladas já começaram neste domingo, no litoral sul, as pancadas começarão a aparecer somente na próxima quarta-feira. No entanto, ainda não vai significar queda nos termômetros. As temperaturas continuarão em torno de 36 graus até o final de semana, apesar da aproximação de uma frente fria na sexta-feira.
"Com a vinda dessa frente fria, teremos uma sexta-feira bem quente, é normal isso ocorrer. As temperaturas devem cair com a essa frente fria, mas ainda estarão próximas dos 33 graus. Apenas na outra semana, começaremos a ter chuvas mais generalizadas e, enfim, queda na temperatura", afirmou a meteorologista do Climatempo, Daniele Lima.
A falta de chuvas já levou a Sabesp a fazer um alerta pedindo que a população da Baixada reduza o consumo em 20%. A esma orientação foi dada na capital paulista, onde o índice de chuva é o menor dos últimos 84 anos, deixando o sistema da cantareira com apenas 24% da capacidade. Formado pelos rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri, o sistema Cantareira agrega os dois maiores parques industriais de São Paulo. As seis represas que formam o sistema são responsáveis pelo abastecimento de 14 milhões de habitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário