sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Suspeito de matar turista de Diadema é preso em São Vicente, SP

Edi Nelson, tinha 27 anos (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)Edi Nelson foi assassinado no litoral de SP
(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
Foi preso no começo da noite desta quinta-feira (30) um dos homens suspeitos de participar da morte de um turista de Diadema, no início de dezembro de 2013. Filipe Prestes de Almeida foi apreendido dentro da própria casa, no Jardim Rio Branco, em São Vicente, no litoral de São Paulo.
Os policiais localizaram o suspeito após uma denúncia anônima. Além de Filipe, um outro suspeito de participar do crime já havia sido apreendido e está até preso no Centro de Detenção Provisório (CDP) de São Vicente.mesmo assim foi baleado.

Caso
O crime ocorreu na madrugada do dia 8 de dezembro, na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Edi Nelson Manuel de Barros, de 27 anos, tinha ido com a família procurar uma casa para alugar para passar as festas de Réveillon.
No meio do caminho, ainda na estrada, ele teve que parar o carro por causa de uma pedra colocada pelos assaltantes no meio da pista. Segundo os familiares que estavam com ele no momento do crime, Nelson não reagiu, mas mesmo assim foi baleado.


Pane no motor obriga avião a fazer pouso forçado em praia de Itanhaém

Avião fez pouso forçado em praia de Itanhaém, SP (Foto: Dino Filho / VC no G1)
Avião fez pouso forçado em praia de Itanhaém, SP (Foto: Dino Filho / VC no G1)
Um avião de acrobacias surpreendeu alguns moradores da cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (30), ao fazer um um pouso forçado na areia da praia do Cibratel. Vários banhistas estavam no local no momento do pouso, mas ninguém ficou ferido.
O internauta Dino Filho registrou o pequeno avião na areia da praia do Cibratel e enviou as fotos pela plataforma colaborativa VC no G1. Ele conta que estava em um quiosque quando foi surpreendido pelo pouso forçado. “Esse monomotor sempre faz acrobacias naquela área. Eu já estava observando. O piloto chegou a fazer umas duas acrobacias e depois pousou na areia. Eu peguei a minha bicicleta e fui para lá checar se alguém estava ferido”, conta Dino.
De acordo com o internauta, o piloto precisou pousar na areia da praia porque o motor travou. “A praia estava quase deserta e ninguém se feriu. Segundo o piloto, houve uma pane no motor. Algumas pessoas ficaram curiosas e foram olhar de perto. Depois, ajudaram a empurrar o avião até a rua e ele seria rebocado”, explica.
Avião atraiu curiosos na praia (Foto: Dino Filho / VC no G1)Avião atraiu curiosos na praia (Foto: Dino Filho / VC no G1)

Com quase 10 mil vagas, Inglês sem Fronteiras recebe inscrições

N/AAs inscrições para concorrer às 9.225 vagas do Programa Inglês sem Fronteiras serão abertas a partir das 12h desta sexta-feira na internet. O prazo termina às 23h59 do dia 13 de fevereiro. Os cursos presenciais de língua inglesa serão ministrados em universidades federais e terão prioridade os estudantes que podem participar do Programa Ciência sem Fronteiras.

A inscrição será confirmada por e-mail até 17 de fevereiro. As aulas começam no dia 20 de fevereiro e os cursos terão a duração mínima de 30 dias e máxima de 120 dias. A carga horária presencial é quatro aulas de uma hora, distribuídas em pelo menos dois encontros semanais, em locais e horários definidos pela universidade credenciada.

De acordo com edital publicado no Diário Oficial da União do último dia 24, podem se inscrever no processo seletivo estudantes que atendam cumulativamente aos seguintes critérios: ser aluno de graduação, mestrado ou doutorado, com matrículas ativas nas universidades federais credenciadas como Núcleo de Línguas (NucLi); participantes e ativos no curso My English Online, cujas inscrições tenham sido validadas com até 48 horas de antecedência à inscrição junto ao NucLi; e alunos que tenham concluído até 90% do total de créditos da carga horária de seu curso.

Para efeito de classificação, terão prioridade os candidatos que sejam alunos de graduação de cursos pertencentes às áreas do Programa Ciência sem Fronteiras, que tenham feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 com média superior a 600 pontos, incluindo a redação, e que tenham concluído até 80% da carga horária do curso. Outros critérios de prioridade são o maior índice de rendimento acadêmico e ser bolsista ou ex-bolsista do Programa Jovens Talentos para a Ciência de qualquer curso de graduação.
 

Prazo para quitar IPTU com desconto termina hoje

N/AHoje acaba o prazo para pagamento do IPTU em cota única em cinco cidades da Baixada Santista. Os descontos chegam a 7%, dependendo do município, e haverá até sorteio de carro e moto para os contribuintes que quitarem o imposto de uma única vez.

Em São Vicente, a Prefeitura programou um abatimento de 7% do valor total do carnê para quem pagá-lo até o fim da tarde de hoje. Este percentual faz o pagamento em cota única valer a pena, pois se o valor equivalente ao IPTU ficar parado na poupança o ano todo, renderá menos que 7%, explica a economista Carla Rodrigues.

Quem ainda não recebeu o boleto do IPTU em São Vicente pode retirar a 2ª via na sala 4 do Paço Municipal, que fica na Rua Frei Gaspar, 384, Centro, das 9 às 17 horas de hoje. Outra opção é acessar o www.saovicente.sp.gov.br, clicar no ícone Serviços On-line no canto esquerdo do site e pedir a 2ª via.

Já em Peruíbe, apesar do reajuste do tributo, em alguns casos, ter chegado a 33%, a Prefeitura decidiu incentivar o pagamento do imposto em cota única de dois jeitos: desconto de 6% e sorteio de um carro e uma moto 0km entre aqueles que quitarem o IPTU até hoje.

A terceira cidade que entra nesta lista é Cubatão, onde o abatimento oferecido no carnê é de 5% a quem topar pagar tudo de uma vez só.

Os carnês já foram enviados pelos Correios, mas quem não os recebeu ou os perdeu pode imprimi-lo na Internet, via site www.cubatao.sp.gov.br, no botão Serviços Tributários On-line. Uma equipe está de plantão hoje para atender a população nos telefones 3362-6163 e 3362-6166, das 10 às 16 horas.

Guarujá e Bertioga oferecem descontos menores. São abatimentos de 3,5% e 3%, respectivamente. Contudo, no caso de Guarujá, vale lembrar que esta opção é válida apenas para moradores de Vicente de Carvalho, Vila Zilda e Morrinhos. Nos outros bairros, o IPTU já venceu.

Barcelona ofereceu R$20 milhões para comprar o silêncio da DIS

A DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, não está de braços cruzados no caso da transferência de Neymar para o Barcelona. E, pelo visto, incomodou bastante o clube catalão. Em entrevista ao jornal espanhol Marca, José Barral, presidente do Grupo, revela que o Barça tentou comprar o silêncio da empresa oferecendo 6 milhões de euros (cerca de R$20 milhões).
A proposta veio em função da desconfiança da DIS com os valores divulgados inicialmente pelo Barça e relativos à transação (57 milhões de euros contra os 17,1 milhões de euros recebidos pelo Santos e repartidos com a DIS e a Teisa - essa última, detentora de 5% dos direitos sobre Neymar). Na venda do craque, a empresa recebeu sua parte referente aos 40% dos 17,1 milhões de euros - em torno de 6,8 milhões de euros.
“O contrato já estava fechado. Era uma proposta posterior, para evitar problemas, para calar nossa boca. Não aceitamos”, afirma Barral. O valor oferecido primeiramente havia sido menor, de 4 milhões de euros. A oferta teria sido feita por André Cury, representante do Barcelona no Brasil, assim como a outra. Todas, naturalmente, verbais para não deixar rastros.
“Tivemos três reuniões com ele. Tomamos um café e ele nos fez uma oferta inicial de 4 milhões de euros para deixar passar a história”, reafirma Barral, reproduzindo como foram os encontros. “Nos sentamos e discutimos para ver qual era a quantia que nós merecíamos de acordo com o valor do jogador. Dissemos a cifra que acreditávamos que deveríamos receber. Para nós, deveriam ser 12 milhões, mais os 6 que tínhamos recebido (na transação). E chegou até os 6 milhões de euros”.
A DIS solicitou ao Barcelona, via Justiça de São Paulo e Ministério das Relações Exteriores, documentos referentes ao contrato para decidir como proceder e ver se possui algo mais a receber.
Outra queixa da DIS, essa referente ao Santos e ao staff de Neymar, é que ninguém comunicou a empresa a respeito da negociação. “A lei no Brasil diz que para decidir de forma unilateral tem que ter 75% da propriedade. E o Santos só tinha 55%”, explica Barral, também ao Marca.
O contrato de Neymar com a DIS também previa comunicação a respeito do interesse do Barça. “O agente compromete-se a comunicar a DIS, por escrito, num prazo máximo de 48 horas, a partir do recebimento, sobre qualquer proposta que receba visando a transferência do atleta Neymar da Silva Santos Jr. a outro clube de futebol, informando o clube, a fonte pagadora, os valores e prazos de pagamento”, diz o documento, divulgado pela ESPN Brasil.
Na entrevista ao Marca, Barral lembra uma oportunidade em que Neymar pai tentou comprar a parte da DIS: “Em setembro de 2011, em três reuniões diferentes, Wagner Ribeiro (empresário de Neymar) e Neymar pai nos ofereceram 8 milhões de euros pelos 40% da DIS. Foi quando apareceu o Real Madrid. O pai de Neymar queria comprar a porcentagem, teoricamente, com o que havia dado o Barcelona de pagamento e sinal”.
Se fosse para o Real Madrid, Neymar seria o mais caro da história
Odílio Rodrigues Filho, presidente em exercício do Santos, lembrou, na entrevista coletiva de quarta-feira, que a proposta do Real Madrid era superior a do Barcelona. Pois bem. O jornal espanhol Mundo Deportivo publicou a oferta com detalhes, em sua edição de ontem – e com direito a reprodução do papel timbrado do clube. Ou melhor, as propostas astronômicas. A inicial totalizou 105 milhões de euros, sem contar salários.
“Onde o Barça pagou 40 milhões de euros à N&N, o Real Madrid – por escrito – ofereceu 60. Onde o Barça pagou ao Santos 17,1 pela transferência, Florentino (Pérez, presidente do Real), subiu até os 20 e, além disso, colocou sobre a mesa 25 milhões adicionais para que o pai de Neymar indenizasse o Barcelona por descumprimento de contrato”, detalha. A resposta foi que para compensar os catalães faltavam 40 milhões de euros.
“Paralelamente, seriam garantidos ao jogador 12 milhões livres anuais em um mínimo de seis temporadas e no máximo de oito”, conta a reportagem. O acordo com o Barça ainda não tinha sido fechado. Aí veio oferta maior ainda, de 200 milhões de euros, quando o Real percebeu que os catalães ficariam com Neymar mesmo assim.
“Florentino aceitou colocar os 40 milhões para indenizar o Barça, subiu a oferta ao Santos até os 35 milhões – o dobro que o oferecido pelo clube catalão – e N&N cobrou algo na ordem dos 100 milhões”, explica o texto do Mundo Deportivo.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Após troca de tiros, suspeitos são presos por assalto a posto

Episódio ocorreu na tarde desta quarta (29), em Praia Grande, SP.
Junto com o grupo, foram apreendidas três armas e um carro.


Caso foi encaminhado à Delegacia Sede de Praia Grande (Foto: Carolina Ramires/ G1)Caso foi encaminhado à Delegacia Sede de Praia Grande, SP (Foto: Carolina Ramires/ G1)

Quatro homens foram apreendidos pela polícia, após terem assaltado na tarde desta quarta-feira (29), um posto localizado no bairro Vila Tupi, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Os suspeitos chegaram a trocar tiros com a polícia.
Segundo informações, após o confronto entre os homens e os policiais, o quarteto foi capturado. Junto com os suspeitos, a polícia apreendeu três armas - dentre elas, uma espingarda calibre 12 - e um carro.
O caso está registrado no Distrito Policial (DP) Sede de Praia Grande.

Santos inspira cenário de quadrinhos e também vira berço para desenhistas

Cidade do litoral paulista já foi destruída por monstros gigantes em HQ.
Desenhistas de várias idades começaram a carreira em Santos, SP.

Criação de Denis Dym usa Santos como cenário para histórias (Foto: Divulgação / Gibiteca Municipal de Santos)i
Criação de Denis Dym usa Santos como cenário para HQ (Foto: Divulgação / Gibiteca Municipal de Santos)


Conhecida por ter o maior porto da América Latina e ser destino de turistas durante o verão, a cidade de Santos também é famosa no mundo das histórias em quadrinhos. Em algumas obras, o município já foi até mesmo completamente destruído por monstros gigantes que aterrorizavam a população.
Monstros! também foi públicada nos Estados Unidos (Foto: Arquivo Pessoal / Gustavo Duarte)Monstros! também foi públicada nos Estados
Unidos (Foto: Arquivo Pessoal / Gustavo Duarte)
O município serviu de inspiração para que o quadrinista Gustavo Duarte pudesse contar suas histórias. Nas revistas, monstros gigantes saem do mar e invadem a cidade litorânea causando caos e destruição. Santos é a cidade que mais visitei durante a infância, quando penso em praia, logo penso em Santos e eu até conheço outras cidades litorâneas, porém sempre tive na minha cabeça as imagens de monstros gigantes andando próximo à Praça da Independência e outros pontos conhecidos da cidade", afirma Gustavo.
A prática de utilizar locais conhecidos como cenário para ilustrar histórias em quadrinhos não é algo raro. “No caso do Gustavo ele utilizou a cidade que visitava muito durante a infância como cenário para que monstros a invadissem. Isso não é muito incomum. Diversos desenhistas usam locais com os quais se identificam e pegam características deles na hora de contar uma história”, explica o Consultor Técnico da Gibiteca de Santos, André Rittes.
Paulo Crumbim é desenhista da Baixada Santista (Foto: Divulgação / Gibiteca Municipal de Santos)Paulo Crumbim é desenhista da região (Foto:
Divulgação / Gibiteca Municipal de Santos)
Além de ser inspiração para criações, a cidade acaba servindo de berço para muitos desenhistas que começam a carreira na região, como André Alonso. “Nesta quinta-feira (30) estamos abrindo uma mostra caiçara com desenhistas da região. São profissionais muito bons e mais de 23 deles terão seus trabalhos expostos aqui na Gibiteca”, afirma Rittes.
Apesar do surgimento de vários novos autores, Rittes afirma que o momento atual não é mais o mesmo do auge das HQs, que ocorreu na década de 1940. Segundo ele, porém, os quadrinhos não devem desaparecer. “Hoje em dia temos tiragens menores, que chegam à casa dos milhares, entretanto já chegamos a ter revistas que vendiam milhões. É algo que teve uma melhora com o auxílio da tecnologia e aplicativos de tablets e celulares, mas ainda é algo voltado para mais para um determinado público alvo”, conclui.

THAEME E THIAGO Em Mongaguá

Thaeme e Thiago (Foto: Fernando Hiro/Divulgação)Os sertanejos Thaeme e Thiago são apadrinhados pela dupla Fernando e Sorocaba, junto de quem começaram fazendo os primeiros shows. Eles cantam juntos desde 2011, e já somam quatro CDs na carreira. Entre os principais sucessos da dupla, estão "Ai Que Dó", "Hoje Não" e "Sinto Saudade".

Sábado,0 apresentam-se em Mongaguá o1/02/2014, às 22h00.

Moradores do Morro do José Menino reclamam de faltas de luz

Moradores da Rua Carlos Alberto Curado, no Morro do José Menino, em Santos, afirmam que há dias vivem interrupções constantes do fornecimento de luz. Segundo eles, são várias as vezes, tanto de dia quanto à noite, em que moradias e pontos comerciais da via, de cerca de 3 quilômetros de extensão, são surpreendidas pelo problema.
''Quando falta, fica um tempão. Agora, por exemplo, já são mais de 40 minutos'', disse o morador do nº 61 da via, Ricardo Ramos Del Vechio. Segundo ele, as pessoas ficam preocupadas com geladeiras, comida, crianças e idosos que enfrentam o calor.
Procurada, a CPFL Piratininga informou que realiza um levantamento das informações sobre o fornecimento de energia elétrica no endereço citado e responderá aos questionamentos do jornal A Tribuna Online o mais breve possível.

'É uma dor que não passa', diz tio de vítima de acidente aéreo no RS

Darlan Kabata dos Santos, de 31 anos, fazia curso de pilotagem.
Jovem era sobrinho do prefeito de Sete Barras, no interior de SP.

Darlan Kabata era sobrinho do prefeito de Sete
Darlan Kabata era sobrinho do prefeito de Sete Barras (Foto: Reprodução/Facebook)O sobrinho do prefeito de Sete Barras, cidade localizada na região do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, morreu em um acidente de avião, nesta quarta-feira (29), em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul. Ademir Kabata, prefeito da cidade, afirma que ele e a família estão chocados com o acidente e muito abalados com a morte do jovem.

Darlan Kabata dos Santos, de 31 anos, morava em Sete Barras e trabalhava na Aero Agrícola Banavale, atuante em Agricultura e Pecuária. Há cerca de 20 dias, ele foi para Cachoeira do Sul e estava terminando o curso de pilotagem aeroagrícola para trabalhar com aviões de pulverização. Ele e o instrutor de voo, Arthur Demétrio, faziam o trajeto de volta de Santa Cruz do Sul para Cachoeira do Sul quando o avião caiu, na manhã desta quarta-feira, em uma lavoura de soja no interior do município, na localidade de Rincão do Kipley, próximo a BR-153. Os dois morreram no acidente. As causas ainda serão investigadas pela Polícia Civil.
Na página pessoal de Darlan nas redes sociais, o jovem tinha o costume de postar todos os dias comentários sobre as aulas de voo. Em algumas fotos, ele aparece dentro de aviões. Em outras, mostra o estacionamento de aeronaves.
Diplomação do prefeito eleito de Sete Barras, SP, Ademir Kabata (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Prefeito eleito de Sete Barras, SP, Ademir Kabata,
no dia da nomeação (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
O prefeito de Sete Barras, Ademir Kabata, ficou sabendo da morte do sobrinho algumas horas depois do acidente. Darlan era filho da irmã de Kabata. Segundo ele, a família está muito abalada com a morte do jovem. “É um momento doído para a família e para a cidade. Ele era bem querido. Foi uma tragédia. É uma dor que não passa”, afirma ele. O tio lembra das últimas vezes que viu o sobrinho, nas festas de final de ano. “Eu me lembro dele na minha casa, no Natal. Depois, no Ano Novo, ele foi para a casa da noiva e, depois, para Cachoeira do Sul. Estava há uns 21 dias lá. A gente não tem nem palavras. Você nunca espera que aconteça isso”, afirma.
Ainda segundo Kabata, integrantes da diretoria da empresa onde o jovem trabalhava foram paraCachoeira do Sul na noite desta quarta-feira. Eles chegaram de madrugada e irão cuidar da liberação e transporte do corpo de Darlan. O velório será realizado em Sete Barras, mas ainda não há o dia e o horário definido.
Avião cai em propriedade rural e mata dois em Cachoeira do Sul, RS. Duas pessoas estavam na aeronave em uma instrução de voo. (Foto: Marcus Tatsch/Agência Free Lancer/Estadão Conteúdo)

Termina segunda fase de venda de ingressos para a Copa do Mundo

Terminou nesta quinta-feira a segunda fase de venda de ingressos para a Copa do Mundo. De acordo com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), foram solicitadas mais de 3 milhões de entradas para os jogos no Brasil. Desse total, mais de 700 mil foram do exterior.

Segundo a Fifa, os torcedores que pediram os ingressos participarão de um sorteio e têm as mesmas chances dos demais que fizeram a encomenda nas outras fases de venda. Os pedidos serão reunidos e participarão de uma loteria. É possível encomendar ingressos para 62 dos 64 jogos, excluindo-se a partida de abertura, em São Paulo, e a final, no Rio de Janeiro.

O sorteio está marcado para fevereiro e será acompanhado por representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Esporte, além de um tabelião público.

Segundo as regras da Fifa, todos aqueles que solicitaram ingresso receberão uma mensagem no celular ou e-mail informando sobre o êxito (total ou parcial) ou não do pedido até 11 de março de 2014. Uma nova fase de vendas – por ordem de chegada – será iniciada em 12 de março, às 8h (horário de Brasília), e terminará em 1º de abril.

Em novembro do ano passado, os cerca de 210 mil ingressos acabaram em menos de sete horas, antes da definição do calendário de jogos. A partir de 15 de abril, a Fifa abre o período de "vendas de última hora", com os ingressos restantes disponíveis até o início de cada partida.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Postos de Arrecadação de ajuda para Itaóca

Confira também outros postos de arrecadação às vítimas de Itaóca:

Baixada Santista
São Vicente
Sede da Defesa Civil
Avenida Capitão Mor Aguiar, 898.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Defesa Civil também disponibiliza transporte para a retirada das doações, basta ligar para o telefone 3467 7708.

Cubatão
Paroquia  São Francisco de Assis
Rua Dom Idílio José Soares, 441, Vila Nova
Novo Anilinas - Fundo Social de Solidariedade de Cubatão
de segunda a sexta, das 9h às 16h, na entrada pela Rua Assembléia de Deus, 435.
Itanhaém
Diretoria do Hospital Regional de Itanhaém
Avenida Rui Barbosa 541 - Centro
Tel.: (13) 3421 1900
Farmais do Gaivota
Av Flacides Ferreira , 1218 - Centro
Tel.: (13) 3429 1138
Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém
na Rua Cunha Moreira, 61.
Tel.: (13) 3427 5068
Praia Grande
Social de Solidariedade (FSS) e a Secretaria de Promoção Social de Praia Grande
Rua Paulo Fefin, 775, no Boqueirão, das 8 as 17 horas.

Vale do Ribeira
Registro
Laboratório Regional
Tel.: (13) 3821 6088
Juquiá
Sede do CODIVAR
Rua Mohamed Said Hedjaze, 144, Bairro Floresta
Tel.: (13) 3844 1183
Pariquera-Açu
Sede do CONSAÚDE e Hospital Regional
Rua dos Expedicionários, 140 - Centro
Tel.: (13) 3856 9600
Apiaí
Recepção do Hospital de Apiaí
Rua Primeiro de Maio, 336, Apiaí
Tel.: (15) 3552 1266

Doações para vítimas da enchente começam a chegar em Itaóca, SP

Cidade recebe alimentos, produtos de limpeza, água e roupas.
Há postos de doações em várias cidades da região.


O prédio da Prefeitura de Itaóca, no interior de São Paulo, que seria inaugurado neste mês, começou a receber as primeiras doações às vítimas das enchentes. Mais de 2 toneladas de alimentos, água, produtos de limpeza e roupas chegaram de várias partes do Estado de São Paulo.
Doações de alimentos começaram a chegar na cidade de Itaóca (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Doações de alimentos começaram a chegar na
cidade de Itaóca (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
O coordenador da Central de Doações de Itaóca, Ananias Batista de Lima,diz que as doações estão chegando de várias cidades. “A gente fica até emocionado pela quantidade de pessoas que se mobilizam para esse momento” disse ele.

A designer Erica Rodrigues da Silva veio com amigos de São Paulo para prestar solidariedade para as pessoas que mais precisam de ajuda em Itaóca. “Como foi muito em cima da hora, viemos em três jipes. Eles (amigos) estão lá do outro lado, cortando madeiras e ajudando o pessoal. E, a gente está aqui tentando fazer o transporte e separar o material”, falou.

Vinte famílias continuam abrigadas em uma escola municipal de Itaóca. Para muitos, o que restou foi a esperança. “Estou feliz hoje porque tenho a minha família, meus filhos que eu consegui salvar. É difícil, mas a gente tem que se conformar. Desempregado, sem lugar para morar, sem ter nada. As coisas que temos agora é que estão doando para a gente. Saímos com a roupa do corpo”, disse a diarista Simone Maria dos Santos.
 A situação do lavrador Osvaldo Martins é a mesma de outras pessoas. Ele tinha uma casa mas, depois da enxurrada, não tem onde morar. “Não tenho para onde ir. Eu tenho um lugar mas não sei se vai dar para reconstruir outra casa porque ali ficou perigoso. Aquilo que a gente passou temos medo de passar de novo”, falou.

A merendeira Maria Aparecida e os pais estão voltando para Curitiba. A família veio buscá-los após o susto que a família passou na enchente. “Onde nós moramos está em risco. Nós vamos sair até normalizar tudo. Depois, nós voltamos”, afirmou à moradora.

Confira também outros postos de arrecadação às vítimas de Itaóca:

Baixada Santista
São Vicente
Sede da Defesa Civil
Avenida Capitão Mor Aguiar, 898.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Defesa Civil também disponibiliza transporte para a retirada das doações, basta ligar para o telefone 3467 7708.

Cubatão
Paroquia  São Francisco de Assis
Rua Dom Idílio José Soares, 441, Vila Nova
Novo Anilinas - Fundo Social de Solidariedade de Cubatão
de segunda a sexta, das 9h às 16h, na entrada pela Rua Assembléia de Deus, 435.
Itanhaém
Diretoria do Hospital Regional de Itanhaém
Avenida Rui Barbosa 541 - Centro
Tel.: (13) 3421 1900
Farmais do Gaivota
Av Flacides Ferreira , 1218 - Centro
Tel.: (13) 3429 1138
Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém
na Rua Cunha Moreira, 61.
Tel.: (13) 3427 5068
Praia Grande
Social de Solidariedade (FSS) e a Secretaria de Promoção Social de Praia Grande
Rua Paulo Fefin, 775, no Boqueirão, das 8 as 17 horas.

Vale do Ribeira
Registro
Laboratório Regional
Tel.: (13) 3821 6088
Juquiá
Sede do CODIVAR
Rua Mohamed Said Hedjaze, 144, Bairro Floresta
Tel.: (13) 3844 1183
Pariquera-Açu
Sede do CONSAÚDE e Hospital Regional
Rua dos Expedicionários, 140 - Centro
Tel.: (13) 3856 9600
Apiaí
Recepção do Hospital de Apiaí
Rua Primeiro de Maio, 336, Apiaí
Tel.: (15) 3552 1266

Bombeiros localizam mais um corpo e Itaóca, SP, registra 25 mortos

Corpo de jovem de 19 anos foi localizado por dois pescadores de Itaóca.
Duas pessoas continuam desaparecidas no município.


O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil informaram que mais um corpo foi encontrado entre aqueles que estavam desaparecidos, por conta da enchente que assolou Itaóca, no interior de São Paulo, na noite do dia 12 de janeiro. Agora, já são 25 pessoas mortas, sendo que duas continuam desaparecidas.
Itaóca fica no Alto Ribeira, no interior de São Paulo (Foto: Arte G1)
A vítima encontrada mais recentemente é uma jovem de 19 anos. Dois moradores da cidade estavam pescando no bairro Fazenda quando avistaram algumas aves sobrevoando uma certa região próxima de onde eles estavam. Ao se aproximar do local eles localizaram o corpo da mulher.
O temporal em Itaóca começou por volta das 19h do dia 12 e durou até o amanhecer do dia 13. As avaliações técnicas do Instituto Geológico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, realizadas após a enchente, mostraram que o nível do Rio Palmital subiu entre 4 e 5 metros e acabou transbordando. No mesmo local e período, estima-se que, em 6 horas, choveu 150 milímetros. Para se ter uma ideia, uma chuva normal nos dias de verão pode chegar a 30 milímetros em média.
O Corpo de Bombeiros segue as buscas. Além disso, o trabalho continua no intuito de resgatar as vítimas e restabelecer as pontes da região, afetadas pelas fortes chuvas deste episódio.
Até o momento, 34 pessoas foram abrigadas na Escola Municipal Elias Lages de Magalhães e 180 estão desalojadas. A prefeitura de Itaóca está aceitando doações que servirão para auxiliar na reconstrução da cidade.

Governador visitou a cidade
O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, chegou ao Alto Ribeira na tarde do dia 13 de janeiro. Ele visitou as áreas afetadas pela chuva e decidiu dormir na região para acompanhar os trabalhos de resgate no dia 14. “A situação é de calamidade pública, extremamente grave. A tromba d’água afetou diversas áreas e ainda causou deslizamentos”, afirmou na época.
Alckmin lembrou que outras cidades do estado de São Paulo, como São Luiz do Paraitinga e Cunha, também foram atingidas e destruídas por fortes chuvas em outros anos. Depois da situação de calamidade pública, foram colocados sensores nas cidades que avisam quando o rio está começando a subir. Segundo o governador, esse tipo de medida pode ser implantada também no Vale do Ribeira. "Talvez seja possível. O chefe da Defesa Civil está estudando a situação. O ideal seria a construção de uma barragem para regularizar a bacia do Rio Ribeira. Há questões ambientais e está na Justiça. Agora é preciso dar todo apoio humanitário, salvar vidas, ajudar as famílias e depois ajudar a cidade, que é uma cidade carente. É uma região bastante montanhosa", afirmou o governador na ocasião.
Cidade de Itaóca, SP, foi devastada por temporal na semana passada (Foto: Reprodução / TV Tribuna)Cidade de Itaóca, SP, foi devastada por temporal
(Foto: Reprodução / TV Tribuna)
Destruição
A cidade de Itaóca, que possui 3.332 habitantes, ficou parcialmente destruída por causa do temporal. Várias pontes e ligações viárias foram danificadas por causa das cheias. O Rio Palmital transbordou e causou a inundação de mais de 100 casas. Além disso, o município ficou durante várias horas sem fornecimento de energia elétrica e água. A luz voltou ao município no início da tarde de segunda-feira.
Alckmin homologou, no dia 15 de janeiro, o estado de calamidade pública em Itaóca. De acordo com a Defesa Civil 332 pessoas foram desalojadas e 21 ficaram desabrigadas.
Fonte:g1

Não tenho mais vida', diz mãe de jovem que sumiu após castigo

Victória e a mãe tinham uma boa relação antes da jovem desaparecer (Foto: Arquivo Pessoal / Cristiane de Souza Rego Reis )

Cristiane deixou de ir ao trabalho para procurar Victória.
Jovem desapareceu no dia 20 de janeiro, em São Vicente, SP.


A mãe da jovem Victória Reis Galvão, que saiu de casa em São Vicente, no litoral de São Paulo, no último dia 20, e não voltou mais, continua procurando todos os dias a filha desaparecida. Cristiane de Souza Rego Reis deixou de ir ao trabalho e dedica cada minuto da sua rotina para tentar encontrar a garota.
Cristiane diz que distribui cartazes com a foto da filha diariamente para pessoas que ela encontra na rua e na praia enquanto procura a jovem. “Saio de casa todos os dias bem cedo, converso com as pessoas e procuro alguém que tenha notícias. Depois volto para casa de tarde para descansar um pouco e, em seguida, saio de madrugada novamente procurando a minha filha. Não tenho mais vida”, afirma.
Garota desapareceu no último dia 20 (Foto: Arthur Batista / Arquivo Pessoal)Garota desapareceu no último dia 20
(Foto: Arthur Batista / Arquivo Pessoal)
Para ter mais tempo de procurar a jovem, Cristiane deixou de ir trabalhar há mais de uma semana e se dedica a encontrar pistas que levem até os locais onde Victória foi vista. “Procurei todos os amigos dela, mas ninguém sabe onde ela está. Uma pessoa me disse que a avistou na praia com uma colega que havia voltado a fazer amizade com ela recentemente. Sempre que ouvimos algo assim eu e o meu marido vamos até lá para tentar alguma pista. Não vou descansar até que a minha filha coloque os pés de volta em casa”, conclui.
Desaparecimento
Victória Reis Galvão, de 14 anos, desapareceu em São Vicente, no litoral de São Paulo, no dia 20 de janeiro. Ela saiu pelo portão lateral da casa onde mora, no bairro Vila Margarida, por volta das 21h, e não voltou mais. A família registrou um boletim de ocorrência sobre o caso e a polícia investiga o paradeiro da jovem. Segundo o padrasto da garota, Arthur Batista, Victória desapareceu após receber um castigo por ter chegado tarde em casa.

Fonte: g1

Após alta na criminalidade, Santos e Guarujá preparam ações contra violência

Segurança - PM - ArquivoEmbora reconheçam que somente ações envolvendo as três esferas de poder (municipal, estadual e federal) são capazes de ajudar no combate à violência urbana, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), optaram por enaltecer as ações que os governos municipais vêm adotando no sentido de diminuir a violência nas cidades.

As medidas foram proferidas nesta terça-feira, durante reunião de prefeitos no Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (Condesb), um dia depois que a Secretaria de Estado da Segurança Pública divulgou números preocupantes a respeito da violência. De acordo com o órgão, os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) tiveram alta de 76,9% no ano passado em relação a 2012.

Em números absolutos, parece pouco: foram 23 crimes contra 13 no ano anterior. Mesmo assim, houve preocupação com a divulgação desses dados.

Barbosa já teve acesso às informações. O prefeito de Santos acredita que ações ostensivas e preventivas podem reduzir os dados apresentados e enalteceu os projetos municipais que visam a segurança pública. "A partir do Carnaval, com o fim da Operação Verão, teremos uma atividade delegada, ou seja, a contratação de policiais para o trabalho ser feito na folga deles. Quando não estiverem a serviço do Estado, estarão a serviço da Prefeitura e essa medida tem o aval do Estado. A Prefeitura pagará os salários e o Estado oferecerá a estrutura".

O prefeito disse ainda que haverá uma renovação da frota da Guarda Municipal, com a chegada de sete quadriciclos para operarem na orla e oito triciclos elétricos que serão usados no calçadão das praias.Além disso, 61 aprovados no último concurso para a Guarda Municipal foram convocados e outros 150 serão aprovados no concurso que a Prefeitura realizará neste ano. "A segurança exige um trabalho frquente, porque o desafio é contínuo".

Já Antonieta lembrou que os municípios devem contar com políticas públicas frequentes e que em Guarujá há investimentos na prevenção, como iluminação e infraestrutura das vias públicas, além de 58 câmeras espalhadas pela cidade e outras 1.465 em próprios públicos, como escolas e postos de saúde. "Teremos também quatro viaturas novas para a Guarda Municipal, que percorrerão os pontos mais problemáticos".

Fonta: tribuna