Com calor constante e intenso, Santos registra este mês a maior temperatura máxima, de 40°C, dos meses de janeiro desde 1997. O levantamento foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até então, o recorde tinha ficado para 2002, quando os termômetros chegaram a 38,7°C. De acordo com o órgão, a média costuma ficar entre 34°C e 38°C.
"Nesse verão, as chuvas estão ocorrendo no final da tarde e início da noite e isso favorece para que a temperatura chegue no seu ápice, atingindo marcas elevadas. A temperatura sobe até às 16 horas e depois começa a cair", explicou a meteorologista Neide Oliveira. Apesar de o verão ser considerada a estação mais quente do ano, a especialista destaca que temperaturas mais elevadas costumam ser verificadas na primavera, sobretudo, no mês de setembro. "Porque a primavera está saindo da estação fria e entrando na quente. Existem mais dias sem chuva e a tendência é a temperatura subir", mencionou.
Para os próximos dias, a previsão é de que as temperaturas ainda permaneçam altas, garantiu Neide. "Hoje e amanhã ainda teremos pancadas de chuva, mas no final de semana o tempo vai secar um pouco mais e os termômetros vão atingir níveis mais elevados. As chuvas serão muito rápidas".
Na capital, o clima também não está ameno. Estudo do Inmeto também apontou que São Paulo teve a primeira quinzena do ano mais quente desde 1961. A temperatura média no período foi de 32ºC. Segundo o Climatempo, não há expectativa de queda da temperatura relevante até o fim deste mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário