sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Paralisação dos trabalhadores portuários na Baixada Santista é cancelada

A paralisação dos trabalhadores portuários na Baixada Santista foi cancelada. A decisão adotada pelos presidentes dos sindicatos dos Operadores e Trabalhadores Portuários (Sintraport) e dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport) tem como base os avanços nas negociações das reivindicações da categoria na região. O movimento de greve no resto do País está confirmado.

Segundo o representante do Sintraport, Claudiomiro Machado, uma mobilização neste momento poderia atrapalhar os dois sindicatos. Ele aponta que das três pautas colocadas em discussão pela Federação Nacional dos Portuários (FNP), uma delas já foi resolvida e as outras duas estão em discussão.

''Aqui na região estamos um pouco adiantados (em relação ao resto do País). Os trabalhadores já tiveram alguns benefícios garantidos, como a readequação dos salários dos profissionais (implementação do Plano de Cargos Carreira e Salários)”.

As outras negociações dizem respeito ao Portus – previdência complementar da categoria – e a regulamentação da Guarda Portuária, sem terceirizações. “Já fizemos os pedidos para que o Governo apresente uma resposta definitiva quanto a esses assuntos”.

O presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos, destaca dois motivos para a não realização do manifesto. O primeiro, não atrapalhar as negociações e a outra situação tem a ver com o cumprimento da lei. “Nós temos como costume cumprir as determinações, no caso teríamos que fazer uma publicação e realizar uma assembleia 72 horas antes (da greve)”.

Ele explica que, em Brasília, durante uma reunião dos sindicatos filiados à FNP, foi decidida a paralisação nacional da categoria nesta sexta-feira je e no dia 30. Entretanto, afirma que os portuários da região só poderão aderir ao movimento na segunda data.

“Agora nós vamos discutir com os trabalhadores dos dois sindicatos, em uma assembleia conjunta no dia 27, para saber o sentimento da categoria (quanto a manifestação no dia 30)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário