quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Após alta na criminalidade, Santos e Guarujá preparam ações contra violência

Segurança - PM - ArquivoEmbora reconheçam que somente ações envolvendo as três esferas de poder (municipal, estadual e federal) são capazes de ajudar no combate à violência urbana, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), optaram por enaltecer as ações que os governos municipais vêm adotando no sentido de diminuir a violência nas cidades.

As medidas foram proferidas nesta terça-feira, durante reunião de prefeitos no Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (Condesb), um dia depois que a Secretaria de Estado da Segurança Pública divulgou números preocupantes a respeito da violência. De acordo com o órgão, os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) tiveram alta de 76,9% no ano passado em relação a 2012.

Em números absolutos, parece pouco: foram 23 crimes contra 13 no ano anterior. Mesmo assim, houve preocupação com a divulgação desses dados.

Barbosa já teve acesso às informações. O prefeito de Santos acredita que ações ostensivas e preventivas podem reduzir os dados apresentados e enalteceu os projetos municipais que visam a segurança pública. "A partir do Carnaval, com o fim da Operação Verão, teremos uma atividade delegada, ou seja, a contratação de policiais para o trabalho ser feito na folga deles. Quando não estiverem a serviço do Estado, estarão a serviço da Prefeitura e essa medida tem o aval do Estado. A Prefeitura pagará os salários e o Estado oferecerá a estrutura".

O prefeito disse ainda que haverá uma renovação da frota da Guarda Municipal, com a chegada de sete quadriciclos para operarem na orla e oito triciclos elétricos que serão usados no calçadão das praias.Além disso, 61 aprovados no último concurso para a Guarda Municipal foram convocados e outros 150 serão aprovados no concurso que a Prefeitura realizará neste ano. "A segurança exige um trabalho frquente, porque o desafio é contínuo".

Já Antonieta lembrou que os municípios devem contar com políticas públicas frequentes e que em Guarujá há investimentos na prevenção, como iluminação e infraestrutura das vias públicas, além de 58 câmeras espalhadas pela cidade e outras 1.465 em próprios públicos, como escolas e postos de saúde. "Teremos também quatro viaturas novas para a Guarda Municipal, que percorrerão os pontos mais problemáticos".

Fonta: tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário